Ayvu Rapyta - Palavra Habitada
Somos um grupo de contadores de histórias
que tem como fio condutor as narrativas contadas e costuradas na roca do tempo das culturas.
Buscamos no prazer das leituras, habitar com sonho e magia no coração das pessoas.
www.ayvurapyta@gmail.com e também no facebook

domingo, 30 de maio de 2010

Marcos, todo "coruja" não perdeu um só momento da mãe contando histórias.

Era uma vez uma baratinha que queria se casar. Saiu voando a procura de um Barato, mas o Barato está difícil de achar. Quem quer casar com a Dona Baratinha, é bonitinga e já tem todo o enxoval, e também tem dinheiro na caixinha e gosta muito de dançar no carnaval.

Dona Baratinha conta histórias ...

Equipe da escola "João Batista" que preparou a homenagem

Eny cortando a fita


A biblioteca da Dona Baratinha ...

O sonho de uma biblioteca não é um sonhozinho qualquer.
É um sonho daqueles bem grandes, sonho de amor, sonho que a gente nutre, algumas vezes, uma vida inteira... E se um dia ele vem a se realizar, o sonhador, ou sonhadora, é só emoção e alegria.

Eny Oliveira de Souza, a contadora de história de 75 anos de idade, é uma dessas sonhadoras de uma vida inteira.
“Dona Baratinha” tanto pediu, tanto cantou, tanto esperou, tanto sonhou com um espaço adequado para a leitura prazerosa dos alunos da Escola Municipal João Carlos Batista, que mesmo aposentada não deixou de sonhar e acreditar.

Como professora trabalhou, e continua trabalhando agora como contadora de história, em prol de uma educação de qualidade e igualdade onde crianças e jovens tenham acesso à leitura e um espaço adequado para o ato de ler.

Sabemos que as escolas públicas em nosso país são freqüentadas por crianças e jovens desfavorecidos, que vem de famílias sem condições financeiras para investir nesse objeto de transformação poderoso que é o livro. E eventualmente quando sobra um trocadinho, o livro quase nunca é lembrado como presente para os filhos. Como se esse mundo não fossem para eles, e isso, trata-se de uma proibição social histórica em nosso país. São muitos os obstáculos para chegar um livro na mão de uma criança pobre. E a ausência física de livros e uma grande desvantagem na vida de uma criança, de um jovem, de um cidadão.

Eny, é uma dessas tantas que acredita na força de transformação da leitura.
Ela sabe que nesse objeto pequenino que chamamos livro, cabem todos os universos.

Valeu e vale a pena acreditar e sonhar, pois dia 29 de Maio de 2010 foi inaugurada a biblioteca da Escola João Carlos Batista, que leva o nome da integrante do grupo Ayvu Rapyta: Eny Oliveira de Souza, a nossa muito querida e estimada “Dona Baratinha”.

Agora Dona Baratinha muito faceira, mudou até o rumo de sua história. Depois de despachar todos os pretendentes que não gostavam de ler, ela ainda bateu o pé, digo, as perninhas, e só casa com o Dom Ratão se o casamento acontecer em uma biblioteca e também se ele prometer levar um livro toda semana pra casa. Será que esse amor vai ser selado por um livro???

CléaPalha