Ayvu Rapyta - Palavra Habitada
Somos um grupo de contadores de histórias
que tem como fio condutor as narrativas contadas e costuradas na roca do tempo das culturas.
Buscamos no prazer das leituras, habitar com sonho e magia no coração das pessoas.
www.ayvurapyta@gmail.com e também no facebook

domingo, 9 de novembro de 2008

Fotos do Ayvu rapyta

Após a reunião do dia 01.11 fizemos um ensaio fotográfico com a cara do grupo, cheio de risos, alegrias, fantasias... Confiram um pouco de nós :)














Roda de histórias na escola Helder Fialho Dias

Na noite da floresta de mangueiras do país das lendas, com a lua iluminando a estrada, o Gato Preto, em sua bicicleta de quatro marchas, cruzou o caminho em frente ao Cemitério, virou a esquerda e viu com seus olhinhos azuis, seu primo o Negro gato, em cima do telhado de um velho sobrado, que já na pele de sua terceira vida miava por um bom prato.
Matinta Perera, aquela que gostava de luxar, luxar e luxar voava por perto e escutou o miado faminto de arrepiar e resolveu ajudar, mesmo apressada que estava para ouvir “Visagem”, seu programa favorito de rádio. Pegou o celular e mandou um torpedo estridente fitttttttt... Convocando urgente as amigas que fazem parte da comunidade no Orkut: “Eu sou louca por gato preto”. Convocou a Bruxa Sorumbática e a velha Leanam, que naquele exato momento estavam no hall de um hotel Cinco Estrelas que fica na rua do túnel das mangueiras, com um grupo de senhoras da terceira idade, que fumavam charuto cubano e jogavam uma rodada de bole-bole, aquele tal Brinquedo visagento. Maty, é como os mais chegados chamam a Matinta, propôs que voassem até a casa do difamado Bicho Papão, aquele bom camarada que não gosta de comer criancinha (e na verdade nunca gostou), para que preparassem no caldeirão de teflon francês, a Receita de Esperteza que ele trouxe da sua última visita à bruxa Anaile Agirrab, sua professora de poemas bordados em assas de morcegos cibernéticos, e que mora atualmente em um planeta próximo à Plutão, e depois fossem levar um prato bem quentinho e cheinho e gostosinho para o Negro gato que continuava a miar no telhado do velho sobrado, para a lua que iluminava a estrada, na noite da floresta de mangueiras do país das lendas.
Valeu Maty ! Valeu! Essa tua boa ação vai pro blog do Ayvu Rapyta!
As crianças da escola “Helder Fialho Dias” ficaram encantadas (comprovem nas fotos) com tudo que aconteceu por lá nesse dia 30 de outubro. Foram Histórias de Bruxas, Matintas e visagens que começaram pela manhã e só terminaram de tardinha com o sol se pondo no horizonte.
Tudo isso aconteceu lá pelas bandas da Ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, nas três rodadas de história que fizemos e refizemos. Foi um desses dias em que sentimos que contar histórias, acima de tudo, é um ato de amor.

Valeu Joana! A bruxa Sorumbática criou vida com você.
Valeu Regina! O Bicho Papão e o Cemitério encantaram e alegraram as crianças.
Valeu Vânia! O Brinquedo visagento realmente é de estalar e arrepiar...
Valeu Paulo! Matintaperera e o gatinho de olho azul tem teu charme.
E valeu eu também! Com um Luxo de Matinta, Gato Preto e Negro Gato...miauuuu
Sigamos a diante! Afinando esse corpo que habita nossa voz celestial.
Beijos de luz para todos!


Cléa Palha
Outubro de 2008